Museu Kröller-Müller

O Museu Kröller-Müller é um museu de arte, localizado no Parque Nacional Hoge Veluwe em Otterlo, na Holanda. Tem uma coleção de renome mundial, principalmente do século 19 e 20 de artes visuais, e uma coleção considerável de pinturas de Vincent van Gogh como “Cafe Terrace at Night” e “Comedores de Batata”, tornando-se a segunda maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo (a maior encontra-se no Museu Van Gogh em Amsterdam).

Cafe Terrace at Night de Vincent van GoghNa foto a direita, Cafe Terrace at Night de Vincent van Gogh.

Além das pinturas de Van Gogh, outros destaques no Kröller-Müller, incluem obras de Piet Mondrian,

Georges-Pierre Seurat, August Renoir, Odilon Redor, George Braque, Paul Gauguin, Lucas Cranach, James Ensor, Juan Gris, Diego Rivera e

Pablo Picasso -, entre outros.

O museu tem o nome de Kröller-Müller, referência a Anton and Helene, colecionadores de arte -, e um dos primeiros, a reconhecer o gênio Van Gogh e recolher suas obras. Em 1935, o casal doou sua coleção inteira para o governo Holandês e em 1938, o museu, projetado por Henry van de Velde, foi aberto.

O jardim das esculturas foi adicionado em 1961 e a nova ala de exposição, desenhado por Wim Quist, foi inaugurada em 1977.

O Museu Kröller-Müller organiza anualmente  exposições temporárias; e para comemorar os 75 anos de fundação do espaço de arte no Hoge Veluwe em Otterlo, está exibindo os artistas ingleses Pop, Gilbert & George de 09 de julho de 2010 a 21 de novembro de 2010.

The paintings (with Us in the Nature) estão sendo apresentadas e datam de 1971. São compostas de 6 triptychs (trípticos) em óleo sobre canvas, cada uma medindo 230×680 cm.Também na mostra sobre Gilbert & George, esculturas em carvão sobre papel. Desconcertantes, irônicos, explícitos, “Arte para todos” tem sido o seu lema.

Gilbert & George estão entre meus artistas contemporâneos preferidos. Quanto mais velhos eles ficam, mais interessantes se tornam.

more photos