Ivan Lins and Metropole Orkest in Amsterdam

Em show no Beurs van Berlage, em Amsterdam, com casa lotada, Ivan Lins se apresentou com a Metropole Orkest sob a regência do compositor e arranjador, Vince Mendoza e  o guitarrista Uruguaio, Leonardo Amuedo.

Fundada em 1945, a Metropole Orkest, tem 70 componentes e é reconhecida e ovacionada pela qualidade e versatilidade de seus arranjos, tanto jazzísticos quanto pop.

Vince Mendoza, seu regente, gosta de experimentar e ousar novas sonoridades.

Em 2009, Ivan Lins e a Metropole Orkest,  foram os vencedores do Grammy, como o Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

No intervalo do show do último sábado (26/03), foram entregues certificados de participação do prêmio aos músicos da orquestra, seu maestro Vince Mendoza e Ivan Lins, através do Embaixador do Brasil na Holanda, Sr. José Arthur Denot Medeiros e do Diretor da Metropole Orkest, Sr. Henk Schepers.

No encarte do CD, Ivan Lins conta que conheceu Vince Mendoza através do saxofonista italiano Stefano Di Battista, quando estava fazendo um trabalho na Itália. Por telefone, Vince contou que fazia, anualmente, projetos com uma excepcional orquestra holandesa, de quase 70 figuras, a Metropole. Ivan comentou que já recebera convites para fazerem concertos juntos mas nunca acertaram uma data. Vince se encarregou do assunto e o primeiro, aconteceu em maio de 2006, em Harleen, perto de Amsterdam. Músicas de Ivan, arranjos de Vince e três convidados: o guitarrista Leonardo Amuedo, a cantora holandesa Josee Koning e o saxofonista Stefano Di Battista, responsável pela aproximação do brasileiro com o regente.

Dois anos depois, em 3 de julho de 2008, outro concerto, que resultou no CD. Dessa vez com o cantor e compositor português Paulo de Carvalho, a cantora holandesa Trijntje Oosterhuis, que participa em duas faixas, e o guitarrista Leonardo Amuedo, que estava na apresentação de 2006. Como da primeira vez, as músicas eram de Ivan – com exceção de O Fado, de Paulo de Carvalho e Dulce Pontes – e a maioria dos arranjos de Vince. Foram três dias de ensaio na sede da orquestra, com equipe de som e produção holandesa.  “Tudo feito com paixão, prazer e carinho”, conta Ivan Lins.

No show, músicas do CD premiado como: Daquilo que Eu Sei, A Gente Merece Ser Feliz, Formigueiro, Arlequim Desconhecido, Começar de Novo, Let Us Be Always, É Ouro em Pó, Aiaiaiaiai, Art of Survival e Luz Soberana. Mas as fãs brasileiras queriam mais! Simpático, pediu licença aos músicos e ao Maestro Vince e tocou com o guitarrista Leonardo Amuedo, a música Madalena – seu primeiro sucesso.

Na temporada 2011 do projeto de músicos brasileiros com a Metropole Orkest, o primeiro a se apresentar foi o Maestro Wagner Tiso com a cantora brasileira Lilian Vieira. A segunda noite foi de Ivan Lins e em maio (28), Edu Lobo.

Os shows acontecem no Beurs van Berlage, um edifício histórico no centro de Amsterdam, construído entre 1896 e 1903, projeto do arquiteto Hendrik Petrus Berlage, com tijolos vermelhos, ferro e teto de vidro. Este prédio histórico influenciou os arquitetos modernistas – os funcionalistas e a Escola de Amsterdam.

Atualmente é usado para shows e conferências. Em 2002 o Príncipe Willem-Alexander e a Princesa Máxima Zorreguieta (argentina de nacionalidade), fizeram a cerimônia civil de casamento naquele edifício.

site da casa http://www.beursvanberlage.nl/

+ fotos