Conselho de Cidadania dos Países Baixos

Mais perto da comunidade Brasileira com o Conselho de Cidadania dos Países Baixos

Margo Dalla com o embaixador Piragibe Tarragô

Margô Dalla com o embaixador Piragibe Tarragô

O Conselho de Cidadania é constituído por pessoas-, um grupo apolítico de aconselhamento dos Consulados do Brasil no exterior e assessora o Consulado do Brasil em Roterdã na discussão de temas relevantes para a comunidade.

Tem composição rotativa, composta por membros voluntários da comunidade brasileira com o objetivo de aproximar os compatriotas que vivem em países estrangeiros e a rede consular, estabelecendo a conexão entre o Governo e a Sociedade Civil no exterior. A intenção é permitir a troca de idéias e coleta de informações sobre as necessidades, problemas e interesses da comunidade brasileira residente e domiciliada em cada jurisdição, aqui no caso, pessoas que moram nos Países Baixos.

A partir de 2011, surgiram os primeiros Conselhos de Cidadania, com membros eleitos pela própria comunidade. Existem mais de 50 Conselhos de Cidadãos espalhados pelo mundo e o Conselho de Cidadania dos Países Baixos é um deles.

O Conselho de Cidadãos dos Países Baixos tem como objetivos:
– Aproximar os brasileiros que vivem no estrangeiro e a rede consular;
– Estabelecer a interlocução Governo-Sociedade Civil no exterior;
– Permitir troca de idéias e coleta de informações,
– Planejar e implementar projetos em benefício da comunidade brasileira local.

Segundo as orientações da última Conferência Brasileiros no Mundo (2013), foram criadas Mesas Temáticas e eleitos os respectivos Coordenadores e o Presidente do Conselho de Cidadãos dos Países Baixos.

O Consul Geral em Roterdã, Sr. Alexandre Gueiros foi eleito o Presidente Honorário do Conselho e Marcos Viana Presidente.

Para as Mesas temáticas, a composição ficou desta forma:
Mesa 1 – Previdência social, assistência social e direitos humanos, questões de gênero e sexualidade, saúde – Coordenador Saulo Silva.
Mesa 2 – Trabalho, remessas, investimentos, empreendedorismo, retorno – Coordenador Paulo Pijnappel. Foi eleito Vice-presidente do Conselho.
Mesa 3 – Assuntos consulares e questões jurídicas – Coordenadora Clívia Caracciolo. Foi eleita Secretária do Conselho.
Mesa 4 – Cultura – Coordenadora Margô Dalla.
Mesa 5 – Educação – Coordenadoras Regiane Santos e Solange Silva.
Mesa 6 – Associativismo e políticas para as comunidades – Coordenador Marcos Viana.

Coordenadora de Comunicação Márcia Ferraz.

Para informações gerais sobre o Conselho de Cidadãos acesse a página do Ministério de Relações Exteriores: www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br.

Em Brasília