Breda sedia o 10º Brazil Network Day!


A Embaixada do Brasil em Den Haag/Holanda, promoveu o 10º Brazilian Network Day (BND),  na cidade de Breda que fica localizada na província de Brabante do Norte. O programa  consistiu em  duas partes:  plenária de Painéis (14:00 – 18:00) e um Cocktail Business Network (18:00-21:00).

O Sr. Ivens Signorini, adido comercial sênior da Embaixada do Brasil em Den Haag é um dos  principais organizadores e articuladores do evento.  A intenção da Embaixada ao promover este encontro, é  a de ter debatedores/palestrantes brasileiros e holandeses enfocando questões atuais como: criação de redes entre empresas, universidades e governo, além de reunir autoridades dos dois países, representantes de multinacionais brasileiras e holandesas e empresários locais, que estão pensando ou fazendo  investimentos e negócios com o Brasil.

A 10ª edição do BND foi organizada em cooperação com a província de Noord-Brabant (NL) e o estado de Minas Gerais (BR) e aconteceu no dia 29 de março de 2016, no Teatro Chassé, em Breda.

A Província de Noord-Brabant é o segunda maior província holandesa e reconhecida como uma das regiões mais fortes da Europa em termos de I&D e inovação. Os seis principais grupos da província são: Life Sciences & Health, Alimentação e Nutrição,  high tech sistems e materiais (incluindo automóveis e energia solar), logística e agricultura; e Minas Gerais estado brasileiro com 853 municípios que abrangem, se formos comparar, uma área maior do que a França e outros países europeus. O perfil econômico de Minas Gerais é diversificado, com 62%  correspondentes ao setor de serviços, 29,4% ao setor industrial e de 8,6% referentes a pecuária e agricultura.

O tema do encontro foi: “O Brasil e os Países Baixos: no caminho para o crescimento sustentável” e contou como moderador, o Dr. Peter Zuurbier-, presidente do Conselho Empresarial da Holanda/América Latina  e ex-diretor do escritório brasileiro da Universidade de Wageningen e do Centro de Pesquisa.

O Embaixador do Brasil na Holanda, Sr. Piragibe Tarragô abriu o evento. Nos debates,  a participação do Sr. Bert Pauli, Vice-Governador de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais de Noord-Brabant,  Sr. Paul Rupp, presidente da Avans University of Applied Sciences, Sr. Jos Smetsers, Member of Management Board of DAF Trucks NVAvans de Ciências Aplicadas, Sr. Ricardo Ruiz, Vice-Presidente da Agência de Promoção de Investimentos de MG (INDI), Sr. Carlos Augusto Romualdo da CEMIG, Sr. José Fernando Contadini do Grupo Clamper e Sr. Tiago Maranhão Alves, CEO do CSEM Brasil.

No segundo painel, mensagem de boas vindas do Sr. Jan-Peter Balkenende, parceiro de Responsabilidade Corporativa na EY e ex-Primeiro Ministro dos Países Baixos.  Logo após os debatedores foram convidados a compor o painel representados pelo Sr. Olaf Brugman, Diretor de Política de Sustentabilidade e diálcogo do Rabobank, Sr. Willem v. Beekhoff, International Services Tax & Operacional Modelo Eficácia EY, Sr. Henk Arnold Sijnja, Chefe do Grupo de Prática Empresarial – Baker & McKenzie e Sr. Dionaldo Passos, Managing Director Neogrid Holanda / Reino Unido.

Após os painéis,  o Embaixador Piragibe Tarragô e o Comissário do Rei de Brabante Sr. Wim van de Donk, falaram aos participantes e foi oferecido um cocktail com caipirinhas, vinhos e salgadinhos brasileiros.

Na oportunidade, foram sorteadas 4 passagens de ida e volta para  Salvador/Bahia, oferecidas pela KLM.