As crônicas e publicações de Júlia Abreu de Souza

JuliaAbreudeSouzaComeço hoje, a publicar os textos da cronista brasileira e autora do livro “Basiscursus Portugees van Brazilië: É isso aí!”, Júlia Abreu de Souza.

O livro é referência importante no ensino da língua portuguesa na Holanda e foi publicado pela editora holandesa Coutinho na cidade de Bussum.

Júlia estudou Administração Pública na Fundação Getulio Vargas e também na École Nationale d ‘Administration-ENA Paris/France. Fez mestrado no Instituto de Estudos Sociais-ISS na Haia e na Vrij Universitiet VU-Amsterdam/Holanda.

Trabalhou durante vinte anos no Departamento de Línguas e Comunicação Profissional – Royal Tropical Institute Amsterdam, foi consultora independente para Novib e freelance na Rádio Nederland Worldwide. Atualmente é membro ativo da Fundação A Hora do Brasil em Amsterdam, professora de línguas, tradutora e colunista.

Com um texto bem elaborado e com humor, Júlia escreve sobre a Saudade “A Brasilite” – um termo criado por ela para definir o sentimento brasileiro nos Países Baixos.

Em outra crônica, descreve o aprendizado de línguas estrangeiras-, em especial o holandês com suas implicações e dificuldades.