Gay Pride Amsterdam

Orgulho gay em Amsterdã leva mais de 800.000 pessoas aos canais da cidade!

Oitenta barcos, entre eles, o do Ministério da Defesa e de partidos políticos como o D66, PvdA, GroenLinks e o VVD -, o maior do país e também o partido do primeiro ministro da Holanda Mark Rutter, desfilaram pelos principais canais e rio de Amsterdã saudando a diversidade e mostrando como é ampla e diversificada a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais nos Países Baixos.

Os barcos são decorados com diferentes motivos e inscrições. DJ’s famosos animam a parada. O desfile de barcos partiu do porto Westerdok, entrou no Prinsengracht, rio Amstel, Oudeschans e terminou no Oosterdok. No programa, atividades culturais, sociais e esportivas que acontecem nas ruas da cidade.

Pela primeira vez na história do desfile, o barco do KNVB – Koninklijke Nederlandse Voetbal Bond – Royal Ducht Associação de Futebol com alguns ídolos do esporte no barco como Pierre van Hooijdonk e Martijn Reuser. A principal mensagem do grupo foi a de mostrar que também no futebol, existem homosexuais e é preciso aceita-los; já que, muitas vezes, mesmo na Holanda, nem sempre o ambiente gay é seguro e aceito-, disse um dos dirigentes.

No barco do Ministério da Defesa, a ministra Jeanine Hennis-Plasschaert (na foto abaixo, ela está no lado direito sem uniforme, cabelos louros e de cor de rosa) disse que é importante navegar com o Orgulho Gay. ” Todo mundo deve se sentir livre. Isso inclui militar,” afirmou no sábado pouco antes da partida do barco da Defesa.

 

De acordo com o ministro das Finanças Jeroen Dijsselbloem “É bom mostrar como queremos lidar com os direitos dos homossexuais na Holanda”. Ele estava no barco do Trabalho. Também na embarcação, a Secretária de Infra-Estrutura e Meio Ambiente Wilma Mansveld.

Os partidos políticos

“Bee Free op de GroenLinks boot” – Seja livre no barco do Groenlinks.

Um trocadilho com a palavra em inglês – be free (ser livre) e bee (abelha e símbolo do partido). O GroenLinks está na luta pela igualdade de direitos. Com o “Bee Free”, quiseram chamar a atenção para o fato de que a luta está longe de terminar para a comunidade LGBT, tanto na Holanda quanto em outros países.

O barco do Partido Trabalhista  PvdA, chamou a atenção para a situação na Rússia. De como aquele país lida com os gays. No barco, uma foto de Putin maquilado.

O D66 mostrou a constituição da nova e moderna família. Dois pais e uma mãe, duas mães, dois pais, duas mães e um pai. A família tradicional já não é mais a única forma de sociedade, existem outras variações sejam elas na forma e em como as pessoas vivem juntas; no entanto, o governo tem focado muito na família tradicional. O D66  defende um tratamento igual para todas as formas de sociedade.

O Aids Fonds há vários anos está presente no Orgulho Gay. Na parada deste ano, a mensagem foi “Podemos acabar com HIV através do teste, do tratamento precoce e o uso de preservativos. Testar e tratar-, se necessário. Nós ainda não estamos lá! mas estamos no caminho certo!” Assistindo à democrática festa, muita gente bonita, famílias, crianças que se colocaram embaixo e em cima de pontes e às margens dos canais e rio de Amsterdã em um brinde à diversidade e respeito à orientação sexual de cada pessoa.

Sobre o tema do Orgulho Gay de 2013, “Reflect” antes do desfile começar, a diretora executiva da empresa ProGay Irene Hamelaar disse: “Vamos olhar para trás e ver de onde viemos. Somos um movimento de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Vamos considerar a nossa posição relativamente grande na Holanda, no que se refere a outros lugares do mundo. O risco de prisão ou mesmo a pena de morte ainda é realidade em 85 países e ainda estão na ordem do dia além de serem temas recorrentes. Mostraremos  também durante nossas atividades e desfile de barco  o quanto é importante ser você mesmo e mostrar sua diversidade para o mundo.

+
Gay Pride Amsterdam 2008 1
Gay Pride Amsterdam 2008 2
Gay Pride Amsterdam 2008 3
Gay Pride Amsterdam 2009
Gay Pride Amsterdam 2011
Gay Pride Amsterdam 2012
Gay Pride Amsterdam 2013 1
Gay Pride Amsterdam 2013 2
Gay Pride Amsterdam 2014