“Amsterdam é aqui!”

“AMSTERDAM É AQUI” Bloco Carnavalesco do Arquipélago de Manguinhos/Espírito Santo/Brasil

“Quando a gente consegue reunir os amigos e se divertir, isso é um bloco de carnaval e ele se chama “Amsterdam é aqui!””
 por Margô Dalla
Foto Camila Dalla

Margô Dalla e Henk Schutte – Rainha e Rei do Bloco. Foto Camila Dalla

Durante muitos anos participei do Bloco Sanatório Geral com amigos que se reuniam na casa de Valmir Fiorotti e Carlos Fernando Lima em Manguinhos e onde foi criado o Bloco Sanatório Geral; na época de carnaval, a saudade bateu forte do bloco carnavalesco-anarquista criado em 1983 e inspirado na escola de samba cujo desfile Chico Buarque e Francis Hime descrevem na música “Vai passar”.

Em uma roda de amigos, surgiu a idéia de fazermos um novo bloco inspirado no “Sanatório Geral” para o banho de mar a fantasia do carnaval de 2015 em Manguinhos.

O desejo foi crescendo….resolvemos chama-lo de “Amsterdam é aqui” -, pela irreverência e modernidade da capital holandesa. Na composição do novo bloco, pessoas criativas, artistas conhecidos e talentosos. David Silveira compôs o frevo/tema e escolhemos para puxadora do frevo, Anginha Buaiz. Ancelmo Rodrigues e Ana da Glória Caiado também cantaram a música e sucessos de outros carnavais. O estandarte, Vera Sathler criou e as fantasias cada pessoa fez a sua. As alegorias de mãos foram assinadas pela artista plástica Luiza Amália e os adereços por Rômulo Muziello Filho e Eliana Beleza.

Tudo muito informal e descontraído. A base da fantasia foi confeccionada em TNT laranja – a cor da Holanda – e os adereços em papel crepom nas cores laranja, rosa, roxo, azul…cores do arco-iris com temas que remetem aos Países Baixos como tamancos, tulipas, moinhos, bicicletas etc…

Fantasias interessantes, divertidas e inovadoras apareceram para o tradicional banho à fantasia de Manguinhos, só que nesse ano,  a orientação  foi a de que, quando fossemos cair no mar, tirássemos as fantasias para que não fosse poluído.

Margô Dalla e Camila Dalla com a Sassafras - uma das cachaças da Santa Terezinha um dos patrocinadores do Bloco. Foto Adriana Dalla

Margô Dalla e Camila Dalla com a Sassafras – uma das cachaças da Santa Terezinha um dos patrocinadores do Bloco. Foto Adriana Dalla

No desfile, muita alegria e descontração. A idéia agora é torna-lo uma Associação Social. O Bloco “Amsterdam é aqui” será lançado oficialmente em setembro de 2015 no Arquipélago de Manguinhos/Espírito Santo.

A concentração foi no Restaurante Maria Mariana e muitas marchinhas antigas e frevos foram cantados. Músicos profissionais como Marcelo Ribeiro e Paulo Sodré, juntaram-se a outros instrumentistas como Carlinhos Profeta, Ricardo Dalla, Bosco, Adroaldo Fonseca, Álvaro Abreu, Arlindo Villaschi  que no comando de David Silveira deram um show à parte em cima de um mini-trio elétrico.

Patrocinando o bloco, o Entreposto Cachaça Santa Terezinha de Adwalter Menegatti que distribuiu cachacinhas e a famosa cachaça Sassafran e o Grupo Ideias de Tereza Romero que acreditaram no movimento.

Mais fotos no meu flickr