About Margô Dalla

Margô Dalla

Margô Dalla

Jornalista e fotógrafa nasceu em Colatina/ES. Margô estudou Artes Plásticas na UFES e Design de Interiores na Faesa em Vitória/ES. Desde 1975 é jornalista com vários cursos de especialização na área. Foi a primeira câmera woman do Brasil e realizou documentários sobre sustentabilidade, índios, folclore etc…

Como profissional de jornalismo, trabalhou em veículos de comunicação em Vitória, Salvador, São Paulo, New York e por último em Brasília onde foi assessora de comunicação no Congresso Nacional. Atualmente é cidadã holandesa.

Profissional de mídia, foi repórter fotográfica e cinematográfica , repórter de vídeo, redatora, editora e diretora de imagens de programas de televisão ao vivo e gravados.

Trabalhou em jornais e emissoras de televisão do Brasil e no exterior. Foi proprietária da Photo Produções, uma empresa que produzia campanhas publicitárias, documentários e campanhas políticas. Diretora da Digiarte Produções ­ produtora de vídeo de São Paulo com a mesma finalidade da Photo Produções.

Proprietária do Restaurante Confraria da Santa em Vitória/ES onde promoveu exposições de artistas e de fotografia do renomado fotógrafo Sebastião Salgado e festivais de gastronomia e degustações de vinho. Desde 2007 mora em Amsterdã onde documenta e participa de inúmeros projetos culturais e políticos e é editora do blog People From Brazil ­ www.peoplefrombrazil.com.

Margô Dalla fala inglês, holandês e espanhol. Nos últimos anos, fez 4 exposições internacionais de fotografias ­ três em Amsterdã com o tema “Paneleiras de Goiabeiras”, patrocinadas pela Embaixada do Brasil na Holanda e uma em Viena/Áustria, intitulada “Passagem pelo Brasil”, com a chancela da Embaixada da Áustria.

No Brasil, ao longo de sua carreira, participou de exposições coletivas e individuais, sendo a penúltima realizada na cidade de Vitória sobre os Cogumelos Holandeses e a última na Casa Munganga onde aconteceu no dia 07 de setembro de 2014 o “Ouvirandô” ­ Festa da Brasilidade e a fotógrafa participou de uma mostra coletiva junto a 10 artistas brasileiros.

A jornalista é free lancer e tem matérias publicadas em sites e jornais no Brasil e no mundo.

Com novos projetos em mente e em execução, documenta o modo de vida de diferentes países e suas particularidades. Este projeto chama-­se “Passagem pelo Mundo” que será transformado em um livro em 2018.

Nos planos da jornalista, uma Galeria de Fotografias Brasileiras e da América do Sul em Amsterdã e recentemente foi contratada pela Associações de Produtores de Cachaça Artesanal do Brasil para promover a aguardente na Europa.

Margô Dalla é integrante do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Amsterdã ­ Conselho ligado ao Consulado Geral do Brasil em Roterdã. Foi eleita recentemente Coordenadora da Mesa de Cultura e pretende trabalhar em prol dos artistas brasileiros fora do Brasil.

Recentemente esteve na cidade de Brasília onde realizou várias reuniões com setores importantes e visando a integração de nossos artistas em projetos e leis brasileiras.

No Itamaraty, foi recebidos pelos diplomatas da Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores, secretário Roberto Parente, Amintas Angel Cardoso Santos Silva e Felipe Pinchemel. Na ocasião foi pedido o apoio daquela divisão no sentido de planejarmos algumas ações em conjunto, como a que vai acontecer no próximo dia 7 de setembro no Teatro/Casa Munganga.

No Ministério da Cultura reunião com as assessoras Patrícia Saldanha e Giselle Dupin Neste encontro, discutiu­se as leis de incentivo cultural e a necessidade de garantir a participação de artistas brasileiros que moram fora do Brasil, nessas leis e editais.

Em breve, a jornalista planeja algumas ações neste sentido com parlamentares que defendem a cultura.

Margô Dalla esteve também na Embratur com Tânia Penha chefe da Divisão de Capacitação e Promoção de Eventos e com Marco Antônio de Britto Lomanto­, Diretor de Produtos e Destinos Turísticos. Na Embratur, a discussão foi sobre projetos que poderão ser apresentados àquele órgão de fomento ao turismo.

É casada com o cientista holandês Dr. Henk Schutte e tem uma filha ­Camila Dalla Brandão, Sub-Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Espírito Santo e presidente do Conselho da TecVitória.

Copyright©2014 Margô Dalla